Nos próximos dias 2 e 3 de agosto, acontece a 14ª Romaria da Terra e das Águas, que neste ano tem como tema "Territórios livres das cercas, dos trilhos e do agronegócios", com iluminação bíblica "Vou plantá-los no seu chão, de modo que nunca mais sejam arrancados" (Am 9,15). Com realização a cada quatro anos, a Romaria é uma das atividades sociais e religiosa mais importante do Regional Nordeste 5, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ela reúne todas as dioceses do Maranhão, além de expressões eclesiais como o Conselho Missionário Indígena (CIMI), a Comissão da Pastoral da terra (CPT), Comunidades Tradicionais, além de movimentos sociais e sindicais que possuem pautas ligadas à reinvidicações de melhorias na dignidade humana da população.
A última edição da Romaria aconteceu em 2019, antes da pandemia pela Covid-19, na Diocese de Caxias do Maranhão. Neste ano, a Romaria será na Diocese de Viana e percorrerá 9 km, saindo da cidade de Santa Inês, seguindo para o município de Pindaré Mirím, com participação de todas as Dioceses do Maranhão, além dos bispos do Regional Nordeste 5 e presença do presidente do Regional NE5, dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, que preside a Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da CNBB e de dom Evaldo Carvalho, bispo da Diocese anfitriã.
A realização da Romaria da Terra e das Águas está sob a responsabilidade das Pastorais Sociais/Rede Eclesial Pan Amazônica (Repam). Na Arquidiocese, as Pastorais Sociais são articuladas por Zenilda Bezerra, da Paróquia Sant'Ana, Forania Nossa Senhora de Nazaré, São Luís, que para a Romaria contou com uma equipe diretora envolvendo membros da paróquia Nossa Senhora da Penha, no Anjo da Guarda, Sagrada Família, em Paço do Lumiar e de paróquias localizavas na capital, São Luís.
“Essa equipe irá ficar responsável pelo material que deve ser entregue de cada Diocese como a água dos rios, as mudas para plantio, as assinaturas para a Lei de Iniciativa popular, além da organização dois dois ônibus que irão com romeiros”, explicou Zenilda.
A Romaria foi antecedida por um período de preparação em todas as Diocese, que envolveu um Seminário sobre o tema deste ano e exposição referente a coleta de assinaturas para a Lei de Iniciativa Popular contra a pulverização aérea de agrotóximos. Uma proposta do Regional Nodeste 5, que vai ao encontro do Plano de Pastoral do Regional, que elegeu como uma das prioridades o Cuidado com a casa Comum.
A programação terá cinco momentos centrais, tendo abertura oficial na sexta-feira (2), às 23h e concluindo no dia 3, com benção final e envio. Em cada parada haverá a reflexão sobre um tema e atos concretos que remetem ao zelo com a casa comum. Entre os gestos estão o plantiu de mudas levadas pelas Diocese, que acontecerá no 2º momento e no 5º momento e encerramento, cada Diocese levará cartas que devem ser distribuídas nas missas de suas respectivas regiões, com mensagem da 14ª Romaria da Terra e das Águas.
No último momento serão recohidas as assinaturas coletadas em todo o Regional sobre a Lei de Iniciativa Popular contra a pulverização aérea de agrotóximos.
Além do arebispo, dom Gilberto Pastana, mais de 100 romeiros da Arquidiocese de São Luís do Maranhão devem participar desta edição, entre leigos e padres, incluindo padre Jadson Borba e Silva, coordenador da Ação Evangelizadora missionária e o missionário Fidei Donum Luca Bianucci, ecônomo da Arquidiocese.
Comunicação na Romaria da Terra e das Águas
Em nível regional, a assessoria de comunicação do NE5 tem distribuído e mobilizado a divulgação das ações em preparação e a programação da própria Romaria da Terra e das Àguas. Em nível ocal, além da divulgação sobre a Romaria das atividades, a comunicação na Diocese de Viana está com uma equipe que realizará a cobertura e registros do evento.
A cobertura da Romaria da Terra e das Águas poderá ser acompanhada pelas redes sociais do Regional NE5 e da Diocese de Viana. As demais Dioceses devem repercutir materiais a partir do que for disponibilizado pelo Regional. A Arquidiocese de São luís do Maranhão estará com um correspondente no local e deve realizar flashs ao vivo durante a caminhada.
Nas redes sociais, está circulando um pequeno pocket vídeo com chamada para o evento:
PROGRAMAÇÃO
DIA 2 DE AGOSTO
21h - Contração no Parque da Juventude, Santa Inês (MA)
Responsáveis: Equipe de Animação
23h - Abertura oficial, acolhida das Romeiras e Romeiros
Coordenação: Jean Araújo e Martha Bispo e Equipe de Animação
- Palavras de Dom Evaldo Carvalho dos Santos - Bispo da Diocese de Viana
- Celebração do Guarnicê da Romaria
- Celebração da Eucaristia
- Animação
CELEBRAÇÃO DA VIA SACRA DE JESUS E DA VIA SACRA DO POVO DO MARANHÃO
1º MOMENTO: A CONDENAÇÃO DE JESUS E A CONDENAÇÃO DO POVO HOJE
TEMA: Territórios livre das CERCAS
Responsáveis: SUBREGIÃO COCAIS –Diocese de Bacabal, Diocese de Brejo, Diocese de Caxias do Maranhão e Diocese de Coroatá
Coordenação: Jean Araújo e Martha Bispo
INICIO DA CAMINHADA
Responsáveis: Animação
2º MOMENTO: A SOLIDARIEDADE COM JESUS E COM O POVO HOJE
LOCAL: Igreja Matriz de Santa Inês
TEMA: Territórios livres dos trilhos – Ajuda Solidária – Compaixão de Verônica, Simão Cirineu, Maria e Mulheres de Jerusalém.
Responsáveis: Articulação das Pastorais Sociais-REPAM NE5 e Movimentos Populares Coordenação: Márcia Palhano e Ir. Paulo David, FIP
Celebração: Plantar árvores
3º MOMENTO: A MORTE DE JESUS E OS MÁRTIRES E TESTEMUNHAS DO REINO DE HOJE LOCAL: Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnolgoia do Maranhão (IEMA) de Pindaré Mirim-MA
TEMA: Territórios livres do agronegócio
Responsáveis: Subregião Sul – Diocese de Balsas, Diocese de Carolina, Diocese de Grajaú e Diocese de Imperatriz.
Coordenação: Adriana e Gil
Celebração: Mártires da caminhada e das testemunhas atuais • Plantar árvores
4º MOMENTO: ENCONTRO COM RIBEIRINHOS-PESCADORES
LOCAL: Beira-Rio de Pindaré Mirim
Celebração: Renovação das Promessas Batismais
5º MOMENTO: A RESSURREIÇÃO DE JESUS E AS VITÓRIAS E ESPERANÇAS DO POVO HOJE
LOCAL: Praça São Pedro
TEMA: Celebrar as vitórias e as resistências, hoje.
Responsáveis: Sub Região Baixada e Litoral – Diocese de Zé Doca, Diocese de Viana, Diocese de Pinheiro e Arquidiocese de São Luís do Maranhão.
COORDENAÇÃO: Antônio Gomes de Moraes, (Criolo) Euraldina e Ir. Alessandra
CELEBRAÇÃO
Lei de Iniciativa Popular contra a pulverização aérea de agrotóximos
Carta pastoral ao Povo do Maranhão para ser entregue nas Missas
BÊNÇÃO FINAL E ENVIO
Responsável: Diocese de Viana
------------
O QUE OS ROMEIROS DEVEM LEVAR
1 - kit romeiro: chapéu de palha, frito pro consumo e frito e/ou outros alimentos pra partilhar (pipoca, batata, bolos, frutas). Em vasilhas separadas o que irá consumir e o que irá trazer para partilhar ao final da Romaria;
2 - Sua sacola com copo, garrafa de água para evitar o uso de descartáveis. Cuidar da Casa Comum desde a saída para a Romaria e até no retorno, deixando o mínimo de resíduos e destinando os resíduos nos locais adequados durante o trajeto;
3- Vela pequena (para abertura da Romaria e para a renovação das promessas batismais à beira do Rio Pindaré)
4 – Garrafa pequena ou cabaça com água do seus rios, lagoas, igarapés (para despejar no rio Pindaré e trazer água do Pindaré ao retornar)
5 - Instrumentos musicais, de percussão, instrumentos feitos com favas de sementes/de flamboyan, maracás, cabaças;
6- Bandeiras de suas organizações, pastorais, movimentos, grupos...
7 - Sementes e mudas nativas (de árvores em extinção/ ou de árvores frutíferas/ ou de plantas medicinais) para trocar entre si no encerramento da Romaria;
*Com informações da organização da 14ª Romaria da Terra e das Águas do Regional Nordeste 5
Comentarios