Com o início do mês de agosto, a Igreja no Brasil celebra o Mês Vocacional, onde os católicos são convidados a rezarem pelas vocações e motivados a deixarem os ouvidos, o coração e o olhar, atentos para perceberem o chamado de Deus à uma vocação. Neste ano, o tema refletido será "Igreja: uma sinfonia vocacional" e o lema" Pedi, pois, ao Senhor da Messe" (Mt 9,38). Na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, a abertura oficial acontecerá domingo (4), com Missa presidida por dom Gilberto Pastana, no enerramento do Festejo em honra a São João Maria Vianney, padroeiro dos padres e do Seminário Propedêutico Arquidiocesano, no Jardim das Margaridas.
Em carta divulgada nas redes sociais do Seminário, padre André Luís Martins, reitor do Seminário Propedêutico, responsável pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV), além de falar sobre o tema e lema que será refletido no mês Vocacional 2024, convidou a comunidade católica a participar do Tríduo em honra ao padroeiro do seminário e a estarem presentes na Missa do dia 4 de agosto, às 19h30, dia em que acontecerá a abertura arquidiocesana do Mês Vocacional.
"Convocamos todas as famílias, vocacionados e vocacionadas, religiosos e religiosas, pessoas de boa vontade, comunidades em geral e a juventude, para elevarmos ao Senhor da Messe e Pastor do rebanho o nosso urgente pedido para que Ele não nos deixe perder a esperança e a certeza de que Ele nos ama, chama e envia em todos os tempos, para a missão de transformar o mundo, por seu amor à luz da fé e, suscite no coração da Sua Igreja mais vocações santas para os mais diversificados ministérios. Que o Deus Bondade nos ouça e ajude a discernir o “chamado” a partir do encontro pessoal com Ele, na palavra, na eucaristia e nos irmãos e irmãs. Amém!", disse padre André Luís, responsável pelo SAV Arquidiocesano.
A programação do Tríduo em honra a São João Maria Vianney acontecerá de 1 a 4 de agosto, iniciando às 18h, com oração do Ãngelus, 18h30, com a oração do Terço, 19h, Adoração ao Santíssimo Sacramento e às19h30, Missa. Diariamente, após a Missa, haverá quermesse no Largo Cura D'Ars.
O tema para este ano para o Mês Vocacional foi anunciado em janeiro (22), durante uma Live pelo canal do YouTube da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), onde dom José Albuquerque, bispo da Diocese de Parintins (AM) e referencial do Serviço de Animação Vocacional (SAV) na CNBB, explicou as motivações, partindo da memória do que foi vivido e anunciado por ocasião do 3º Ano Vocacional do Brasil (22 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023) . No dia 21 de abril, por ocasião do LXI Dia Mundial de Oração pelas Vocações, já inspirado pelo Jubileu 2025, o Papa Francisco trabalhouo tema "Chamados a semear a esperança e a construir a paz".
"No Ano Vocacional nós lançamos as sementes neste vasto campo que é o nosso país, rezando e areditando que em cada coração o Senhora estava realizando esta graça de nos darmos conta de que todos nós somos chamadose enviados em missão. É preciso continuar ajudando, cultivando, as famílias as comunidades a prestarem atenção ao chamado do Senhor", reforçou durante Live dom José Albuquerque.
Em nível de Brasil, o lançamento aconecerá nesta quinta-feira (1), às 19h30, com transmissão pelo canal do YouTube da CNBB e Missa presidida por dom Ricardo Hoerpers, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília e secretário geral da CNBB.
No material para uso em todo o Brasil consta o cartaz, o subsídio e os grupos de música e fiéis de modo geral contam ainda com um refrão oracional para animar as orações e encontros realizados durante o mês. Cada do mês vocacional é dedicada a uma vocação:
1ª Semana: Vocação dos Ministros Ordenados (padre e diáconos)
2ª Semana: Vocação à Vida Matrimonial
3ª Semana: Vocação para a Vida Religiosa e Consagrada
4ª Semana: Vocacão dos Ministérios Leigos
Junto com o subsídio do Mês Vocacional com propostas de roteiro para as orações e reflexão em cada semana, existe também o refrão oracional, inspirado no trecho bíblico do lema.
"Igreja, uma sinfonia vocacional Cada vocação uma voz, ó Senhor da messe pedimos, muitas e santas vocações. ó Senhor da messe pedimos, muitas e santas vocações".
Comments