A celebração ocorre na quinta-feira 11 de junho, com atividades durante todo o dia e bênção solene às 17h. Este ano, toda a programação será integralmente transmitida pelos meios de comunicação da Arquidiocese.
A Arquidiocese Metropolitana de São Luís celebra no dia 11 de junho, quinta-feira, no Santuário de Nazaré, no Cohatrac, a solenidade de Corpus Christi. A festa é uma importante comemoração do calendário católico que data desde o século XIII, quando convocada pelo papa Urbano IV.
Seja a solenidade uma data móvel, ainda sim, é celebrada em comunhão pelos católicos em todo o mundo. É ocasião para o louvor e a adoração ao Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, a Eucaristia. Para expressar esse louvor, as paróquias e comunidades adornam as igrejas, enfeitam as ruas e confeccionam tapetes por onde passa a procissão com o Corpo de Cristo.
Este ano, com o tema Eucaristia e Missão: para toda mesa pão, a Igreja local faz alusão ao Ano Missionário Arquidiocesano e, ao mesmo tempo, à Campanha da Fraternidade 2020 - que aborda o cuidado com o próximo, e, ainda, o Congresso Eucarístico Nacional, transferido deste ano para novembro de 2021, na Arquidiocese de Olinda e Recife, estado de Pernambuco.
A celebração este ano tem uma formatação diferente, porque precisa obedecer às normas, mas continua a ser a festa da comunhão
A Solenidade é um evento católico tradicional na capital maranhense que mobiliza todas as paróquias, comunidades e organismos da Igreja local. Há o envolvimento dos bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas numa preparação que começa meses antes.
A festa da Igreja nem menor nem menos contagiante, diferente, tão solene quanto às outras
Na Arquidiocese a Solenidade é planejada pela Comissão Arquidiocesana para Corpus Christi, que este ano precisou formatar as ideias para adequar às normas sanitárias em função da pandemia. Segundo o padre Robério Lima, coordenador da Comissão Arquidiocesana para Corpus Christi, “a celebração este ano tem uma formatação diferente, porque precisa obedecer às normas, mas continua a ser a festa da comunhão, a festa da Igreja nem menor nem menos contagiante, diferente, tão solene quanto às outras ”, declara.
Programação nas paróquias.
Cada paróquia irá realizar sua programação particular conforme sua realidade pastoral, porém, a Comissão, por orientação do arcebispo, recomenda às paróquias a missa transmitida e a “exposição móvel” do Santíssimo pelos bairros conforme área paroquial, com bênçãos em hospitais e casas de saúde.
Programação arquidiocesana.
O simbólico tapete pensado para 2020 com alimentos para doação aos seminários da Arquidiocese e às famílias necessitadas da capital, dará lugar a uma grande coleta solidária para posterior distribuição. Durante o dia, uma programação especial foi elaborada: às 10h - sobrevoo com o Santíssimo Sacramento pela Região Metropolitana da Grande São Luís, contemplando o município de Rosário. À tarde, a partir das 15h, direto do Santuário de Nazaré, no Cohatrac, live Hora Eucarística, que reunirá artistas locais interpretando canções católicas, com reflexões e orações intercaladas; durante a live serão arrecadados os alimento para a distribuição. Por fim, às 17h - bênção solene do Santíssimo Sacramento dada pelo arcebispo metropolitano, dom José Belisário da Silva.
Toda a programação será transmitida exclusivamente pelo canal no Youtube e pelas redes sociais da Arquidiocese e pela Rádio Educadora.
Serviço
Contatos:
Paulo Victor: 99609-4346; 981302738 /secom@arquidiocesedesaoluis.org
Rosangela Garcês: 98164-2969 /garces15_rosangela@outlook.com
Meios de Comunicação:
YouTube: Arquidiocese de São Luís
Facebook: @arquidiocesedesaoluis
Instagram: @arquidiocesedesaoluis
Educadora AM 560/ educadora560.com.br / aplicativo no Google.play
Comentários