Carca de 80 padres estão reunidos desde o dia 04/07, no Centro de Retiro Oásis, na Assembleia Regional dos Presbíteros (ARP), que trata sobre o tema: "Sofrimento psíquico dos presbíteros: a questão dos sete pecados capitais", assunto desenvolvido pelo assessor do encontro, o mineiro, doutor em psicanálise, Willam Castilho.
(Fotos: Assessoria ARP)
Acompanharam durante esses dias o evento o presidente do Regional NE 5, dom Sebastião Bandeira e dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, que acolhe o encontro na cidade sede da Arquidiocese. Na noite da terça-feira, 05/07, os padres que participam do encontro celebraram a missa de encerramento do dia na Igreja matriz da Paróquia São Cristovão, no bairro de nome homônimo, em São Luís (MA), onde concelebrou com eles, o pároco, padre Orlando Baldez.
Em entrevista à Rádio Educadora 560khz, padre Ivanildo, representante do clero, falou sobre a importância do tema escolhido para esse ano e de como se preocupam em trazer assuntos atuais, anualmente, para colaborar com o ministério dos padres no Maranhão.
"É importante saber que a nossa igreja se preocupa com a saúde dos nossos presbíteros, não somente com a saúde psíquica, mas com a saúde integral, que cuidam da saúde de todas e que às vezes possuem a saúde sem cuidados", reforça padre Ivanildo.
O conteúdo dos temas abordados nas assembleias dos presbíteros são reflexões relacionadas à missão dos padres, e também, com a as pessoas que os padres atendem.
Para dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís, que já pode acompanhar presbíteros de três estados, Pará, Ceará e Maranhão, o sentimento e atitude de pertença ao presbitério são fundamentais.
"Fazer do presbitério uma grande família do Senhor. Ter sentimento de pertença e não ter medo de discutir qualquer assunto. A medida em que nos sentimos membros da comunidade, a comunidade acolhe, se pode conduzir as demandas com tranquilidade", enfatizou dom Gilberto.
Comments