top of page

Celebração da Paixão do Senhor marca segundo dia do Tríduo Pascal


(Dom Gilberto Pastana na Celebração da Paixão do Senhor na Catedral de São Luís | Foto: Ascom ArquiSLZ )

Na tarde desta Sexta-feira Santa (29), às 15h, todas as paróquias da Arquidiocese de São Luís do Maranhão viveram a Celebração da Paixão do Senhor, a narrativa que conta a crucificação e morte de Jesus Cristo, vivida no segundo dia do Tríduo Pascal. Em algumas paróquias, realizou-se a Via-Sacra pela manhã e após a celebração da Paixão do Senhor, em alguns lugares, aconteceu a Procissão do Senhor Morto.


Na Catedral de São Luís, a celebração foi presidida pelo arcebispo, dom Gilberto Pastana, concelebrada pelo pároco, padre Roney Carvalho e auxiliada pelo diácono permanente Silvio Tavares, da Catedral.



Os fiéis lotaram a Catedral Nossa Senhora da Vitória e famílias inteiras estiveram presente na celebração, que tem como momento central o rito da veneração da Santa Cruz, que ocorre com um beijo na cruz dado por cada fiel cada fiel, em geral, nas chagas do Crucificado. Na Catedral, por motivos de segurança sanitária, devido o surto de virose na capital, o rito foi realizado com uma venha solene e o toque com as mãos na Cruz, sem o beijo.



Após a celebração, por volta das 17h30, aconteceu a tradicional Procissão do Senhor Morto, uma piedosa tradição popular, que perecorreu as ruas do Centro Historico de São Luís, passando pela Rua 28 de julho, Rua do Egito, Rua da Paz, com parada na Igreja de São João Batista, concluindo a procissão na Catedral.



O Tríduo Pascal encerra neste sábado (30), com a Vigília Pascal, onde os fiéis devem levar uma vela para a Missa, onde acontecerá a renovação das promessas do batismo.



Comments


bottom of page