De 19 a 21 de julho, no Centro de Treinamento João Paulo II, em Caxias (MA), aconteceu a 25ªAssembleia Regional dos Diáconos e Esposas do Regional Nordeste 5, da Conferência Nacional dos bipos do Brasil (CNBB), que teve como tema "A Sinodalidade Diaconal" e como lema "Vós sois todos irmãos e irmãs " (Mt 23,8) e a participação de 61 diáconos, 33 esposas, quatro aspirantes ao diaconato permanente, três padres e dois bispos, dom Sebastião Bandeira Coelho, bispo diocesano de Coroatá e bispo referencial dos ministérios ordenados do Regional NE5 e dom Sebastião Duarte epíscopo da dioceses que foi anfitriã.
Na ocasião aconteceu o 2º Encontro Regional das Esposas dos Diáconos, onde as esposas refletiram sobre a "Alma feminina: Para uma mística do ser, do cuidado e do afeto".
Os dois encontros tiveram a assessoria de dom Sebastião Bandeira e mais três padres do Regional NE5 foram assessores do encontro: padre Antônio José Ramos Costa (padre Oblato), da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, que ministrou ao tema "Jubileu 2025 e Alma feminina: Para uma mística do ser, do cuidado e do afeto; padre José Francisco, da Diocese de Bacabal, com o tema "A Sinodalidade Diaconal" e padre Willyan Kelson, da Diocese de Caxias do Maranhão, que refletiu sobre o tema "Práticas litúrgicas Diaconais".
Atualmente a Comissão Regional dos Diáconos Permanentes (CRD) é coordenado pelo diácono George Castro, médico veterinário e servidor público, ordenado na 1ª turma de diáconos permanentes da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Diácono George é casado com Adriana Castro, membro da Pastoral Catequética, com quem tem dois filhos.
Diácono George também é músico e autor da canção Diácono de Jesus, a primeira criada para os diáconos permanentes no Brasil:
Comments