Neste final de semana, 1 e 2 e abril, em todas as paróquias da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, acontece a Coleta Nacional da Solidariedade (CNS), realizada tradicionalmente no Domingo de Ramos, final da Quaresma e consequentemente, da Campanha da Fraternidade 2023 (CF2023). Para participar, o fiel só precisa, na Missa do Domingo de Ramos, deixar sua colaboração nos envelopes com a identificação da CF2023. Dos valores arrecadados, 40% é destinado ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e os 60% restante para a Arquidiocese, que investirá em projetos com propostas relacionados ao tema da Campanha da Fraternidade do ano.
A Coleta da Campanha da Fraternidade é uma das cinco realizadas pela Igreja Católica durante o ano. Duas em nível nacional e três em nível internacional.
Veja abaixo quais são os períodos de Campanhas de arrecadação, quando os fieis são motivados a contribuir financeiramente e de modo generoso em ações que vão de ajuda humanitária à ações relacionadas à evangelização.
A próxima Campanha será na Sexta-Feira Santa, chamada Coleta para os Lugares Santos. Sobre a submissão de projetos para concorrer pelo Fundo Nacional de Solidariedade, o edital e as orientações são publicados no site nacional da CNBB, no menu do FNS (clique aqui).
Sobre os valores destinados aos projetos locais, na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, serão destinados a ações propostas exclusivamente pelas Paróquias. Cada Paróquia poderá propor um projeto com a temática voltada ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que serão avaliados e aprovados por uma comissão arquidiocesana.
Os féis, portanto, podem acompanhar junto a secretaria de sua paróquia as informações relacionados ao período de submissão do projeto, bem como sobre os projetos apresentados por sua paróquia junto à Arquidiocese, valores destinados e sobre a execução.
Para motivar a participação na Coleta Nacional de Solidariedade, dom Sebastião Bandeira, presidente do Regional NE5, gravou uma mensagem em vídeo para todo o regional (veja aqui)
コメント