top of page

Começa nesta quarta-feira (2) a segunda sessão da 16ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos

(Foto: Divulgação)

Começa no dia 2 de outubro e vai até o dia 27, a segunda sessão da 16ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que iniciou em 2021 e tem sua conclusão neste ano, que traz como tema "Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão". Nesta terça-feira (1), o Papa Francisco convocou todos os fiéis a estarem em comunhão com ele e rezarem todos os dias pelo Sínoco através do Click to Pray, plataforma da Rede Mundial de Oração pelo Papa.

O Sínodo será guiado pelo Instrumentum Laboris (IL) - ferramenta de trabalho - e contará com 368 participantes de todo o mundo: 276 bisops, 96 não-bispos (entre homens e mulheres). Neste número estão 16 delegados fraternos de outras comunidades cristãs.

Os grupos de trabalho desta segunda sessão devem apresentar o relatório inicial de suas atividades na segunda sessão e terão como objetivo concluir seus trabalhos em junho de 2025.

Entre os participantes estão 13 brasileiros que receberam convocação do Papa para participar, em 2023:

1. Eleitos pela 60ª Assembleia Geral da CNBB– Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito de Mariana (MG)– Dom Joel Portella Amado, bispo-auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)– Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo de Santo André (SP)– Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus (AM)– Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, bispo de Camaçari (BA)

2. CELAM– Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB e do Celam

3. Testemunhas do processo sinodal – participantes da Assembleia Continental– Maria Cristina dos Anjos da Conceição – Cáritas Brasileira– Sônia Gomes de Oliveira – presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB)

4. Membro do Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo– Cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia (BA)

5. Chefes de dicastérios da Cúria Romana– Cardeal João Braz de Aviz, prefeito do dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica

6. Peritos– Padre Adelson Araújo dos Santos– Padre Agenor Brighenti– Padre Miguel Martin

Programação e metodologia da segunda sessão

Desde o dia 30 de setembro, concluindo hoje, 1ª de outubro, acontece o retiro em preparação para a segunda sessão da Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos. A preparação também aconteceu na primeira sessão, realizada entre setembro e outubro de 2023. O retiro está sendo concudizo pelo padre dominicano Timothy Radcliffe e pela madre Maria Ignazia Angelini, abadessa de uma abadia beneditina de Viboldone, perto de Milão (Itália). A conclusão será uma Vigília Penitencial, presidida pelo Papa na tarde desta terça-feira (1).

No dia 11, sexta-feira, em memória aos 62 anos do Concílio Vaticano II, acontecerá uma Vigilia Ecumênica, na Piazza dei Protomartiri, próximo à Basílica de São Pedro.

Sobre a metodologia do trabalho, seguirá o sistema “conversa no Espírito”, o mesmo utilizado no ano de 2023. Nele, os participantes são divididos em grupos linguísticos com aproximadamente 10 pessoas em cada.

Sobre os grupos de estudo

Logo no início de 2024, Papa Francisco, à luz do Relatório de Síntese no final da Primeira Sessão, indicou 10 temas a serem considerados pelos Grupos de Estudo do Sínodo. Esses grupos serão coordenados pelos respectivos Discatérios competentes da Cúria e devem concluir seus trabalhos em junho de 2025. Entre os temas estão:

1 - Relações com as Igrejas Orientais

2 -Grito dos pobres e marginalizados

3-Missão no ambiente digital

4-Sacerdotes, formação e relações

5- Ministérios e papel da mulher

6- Vida consagrada e movimentos eclesiais

7- Bispos, figura e funções

8- O papel dos Núncios

9 - Questões "controversas"

10 - Diálogo ecumênico