top of page

Comitiva liderada por dom Vilsom Basso SCJ, representa o Brasil em encontro latino-amaricano para líderes da Pastoral Juvenil


21º Encontro Latino-Amaricano para líderes da Pastoral Juvenil | Foto: Site CNBB

Fonte: site CNBB


De 15 a 20 de julho, no Seminário Metropolitano de Assunção, no Paraguai, aconteceu o 21º Enontro Latino-Americano de Líderes Nacionais de Pastoral Juvenil (ELARNPJ 2024), que teve como lema “Eu te digo: levante-se!”. Dom Vilsom Basso SCJ, bispo da Diocese de Imperatriz, do Regional Nordeste 5, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e padre Antônio Gomes Filho, assessor da Comissão, estiveram presentes representando o Brasil, com mais três jovens da coordenação nacional da Pastoral Juvenil.


O encontro buscou abordar as diferentes realidades da América Latina e a partir destes pontos, junto com as lideranças jovens presentes de cada país, "discernir e estabelecer os novos alinhamentos que guiarão a Pastoral Juvenil Latino-americana nos próximos anos".


Ao apresentar o trabalho desenvolvido pela juvente no Brasil, a equipe brasileira destacou as iniciativas do projeto “Ao Seu Lado” e o Projeto Cuidar da Vida de prevenção contra o suicídio entre adolescentes e jovens.


O QUE É O ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE LÍDERES NACIONAIS DA PASTORALJUVENIL

O Encontro Latinoamericano de Responsáveis ​​Nacionais de Pastoral Juvenil (ELARNPJ) é um espaço de intercâmbio, reflexão, animação e coordenação. Este evento tem como objetivo aprofundar os aspectos da proposta da Pastoral Juvenil Latinoamericana e definir linhas de ação comuns para apoiar o trabalho das Comissões Nacionais de Pastoral Juvenil (CNPJ). Tudo isso com o objetivo de fortalecer a Pastoral Juvenil e construir a Civilização do Amor.


JMJ 2027 à vista!

Durente o encontro, dom Vilsom teve a oportunidade de conhecer o padre Peter Ju-yul Yang, padre Pedro, secretário executivo do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude Seul 2027, instituído pela Arquidiocese logo após o anúncio pelo Papa Francisco, durante o Ângelus na JMJ de Lisboa, no dia 6 de agosto de 2023.


Em janeiro deste ano, padre Pedro reuniu pela primeira vez o comitê organizador da JMJ Seul 2027, que inicialmente está composto por 40 integrantes e está em fase de pesquisa e escuta. A equipe carrega o desafio de acolher o retorno da JMJ para a Ásia, cuja última aconteceu em 1995, em Manila, Filipinas, batendo recorde de público ainda não superado até hoje.

Comentarios


bottom of page