Corpus Christi 2024: resultado da avaliação e confraternização com voluntários fecha ciclo desta edição

(Dom Gilberto Pastana e voluntários em avaliação e confraternização de Corpus Christi 3.7.2024 | Foto: Ribamar Carvalho)

Com participação acima da expectativa imaginada - a princípio, 22 mil pessoas - a Solenidade de Corpus Christi 2024, que reuniu cerca de 28 mil fiéis, no Estádio Municipal Nhozinho Santos, em São Luís, no dia 30 de maio deste ano, concluiu o ciclo desta edição com a divulgação da avaliação que costuma ser feita com após a Missa da Solenidade, disponibilizada para todos os participantes no site da Arquidiocese. O questionário deste ano teve 45 questões, 43 objetivas e as duas últimas de caráter subjetivo, tendo sido respondidos por 461 participantes.

A apresentação dos dados aconteceu na noite desta segunda-feira (3), na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, Centro Histórico de São Luís, momento que também serviu de confraternização entre os voluntários. A reunião foi conduzida pelo arcebispo, dom Gilberto Pastana, que apresentou os dados estatísticos de Corpus Christi, incluindo números comparativos entre as três edições da Solenidade, além de abordar os aspectos pastorais fortalecidos durante os mais de 50 dias de preparação para Corpus Christi.

Já o coordenador da Ação Evangelizadora Missionária, padre Jadson Borba, que está à frente do projeto da Solenidade há três edições, apresentou os dados da avaliação, que deverão auxiliar na organização da próxima edição.

Em números, a Solenidade de Corpus Christi teve uma preparação de 192 dias (contando a primeira reunião, dia 18 de dezembro de 2023), a contar da primeira reunião realizada no dia 18 de dezembro de 2023, teve 8 equipes de serviço, 64 grupos de trabalho, 2212 voluntários, reuniu 107 presbíteros, incluindo dois padres do Ceará, um de Itapipoca e outro de Crato, que vieram exclusivamente participar da Solenidade, 54 diáconos permanentes e 238 caravanas somando todas as 10 Foranias da Arquidiocese.

Neste ano, a cobertura por parte dos meios de comunicação foi ampliada tanto pela migração da Educadora para FM 88.3, quanto pela veiculação do Podcast Corpus Christi exibido no canal do YouTube da Arquidiocese, com reprodução pela também pela Rádio Educadora, de 11 de abril a 23 de maio, às 21h, sendo o último episódio ao vivo, com participação do arcebispo, dom Gilberto Pastana, somando mais de 4.423 visualizações.

No dia da Solenidade, 30 de maio, a Educadora lançou uma programação especial, que foi ao ar a partir das 13h. E a transmissão da Missa da Solenidade ganhou o reforço da Rede Vida Nacional, que transmitiu a Missa pelo canal do YouTube da emissora e pelo canal de TV fechado. Ao todo, foram 16 mil visualizações da Santa Missa, o que somado aos publicado do Podcast, deu mais de 20 visualizações. A articulação foi feita pela Equipe de Serviço Comunicação, por iniciativa da assessoria de comunicação da arquidiocese.

Além da transmissão pelo YouTube e pelo canal de TV fechada, a Missa de Corpus Christi ganhou destaque com uma entrada ao vivo, no dia 30 de maio, no jornal JCTV 2ª edição e um especial de 30, que foi ao ar às 23h30, com os melhores momentos da Solenidade de Christi em São Luís.

Já a arrecadação de alimentos do evento, mobilizada durante a divulgação e recolhido no dia da Solenidade, resultou na doação de 11.423kg de alimentos, que foram distribuídos entre as paróquias: Santa Clara, no bairro Santa Clara, Nossa Senhora da Luz, em Paço do Lumiar, São João Paulo II, no Residencial Nova Terra e Sagrada Família, no Maiobão, em Paço do Lumiar.

Com a divulgação da avaliação, encaminha-se para o fim do ciclo da edição 2024. Dom Gilberto Pastana adiantou que com a ida para o Estádio Castelão, o número de equipes e de grupos de trabalho devem aumentar, dada a dimensão do estádio que tem capacidade para receber 40 mil pessoas.