Dia do Nascituro e encerramento da Semana Nacional da Vida na Arquidiocese de São Luís do Maranhão

(Pastoral Familiar no Dia do Nascituro, 8 de outubro | Foto: Pastoral Familiar ArquiSlz)

A Arquidiocese de São Luís do Maranhão se une à Igreja do Brasil e celebra hoje, dia 8 de outubro, Dia do Nascituro, o encerramento da Semana Nacional da Vida. A programação, que começou na segunda-feira (2), está acontecendo em todo o País com atos públicos defendendo a vida desde a concepção até a morte natural. De modo especial, as famílias foram convidadas a se manifestarem publicamente contra a ADPF 442, que pretende aprovar o assassinato humano até a 12ª semana de gestação.

Dentro da programação, de 2 a 6 de outubro, aconteceu a participação da Pastoral Familiar no programa diário No Caminho de São José, que vai ao ar às 16h, na Rádio Educadora 560Khz AM, apresentado por Sagrada Silva, onde a cada dia foi refletido um dos temas do subsídio da Hora da Vida, feito com a participação de casais da Pastoral Familiar.

Na terça-feira, dia 3 de outubro, aconteceu o Terço Luminoso com intenção pela vida e pela não aprovação da ADPF 442. O Terço aconteceu na Praça do Cohatrac, em frente ao Santuário Nossa Senhora de Nazaré e somou à programação do Círio que está acontecendo.

No dia 4, quarta-feira, foi o momento da Pastoral Familiar com os seminaristas da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Casais da PF estiveram realizando um dos encontros do subsídio feito para a Semana Nacional da Vida com os futuros padres, no Seminário Santo Antônio, Centro Histórico de São Luís.

Seguindo a programação, no dia 5, quinta-feira, aconteceu uma LIVE, pelo Instagram da PF, com o casal coordenador na Arquidiocese de São Luís do Maranhão. A LIVE teve como tema Adoção, assunto central da Semana Nacional da Vida deste ano e como convidado, o promotor de Justiça Márcio Thadeu Marques (para assistir LIVE completa, clique aqui).

A doação legal e por conseguinte a adoção, são possibilidades legítimas para substituir o aborto no caso da mãe não ter condições físicas, emocionais, financeiras, psicológicas, psiquiátricas ou algum outro motivo, de exercer a maternidade após o nascimento da criança.

No sábado, dia 7 de outubro, membros da Pastoral Familiar arquidiocesana visitaram a Maternidade Nossa Senhora da Penha, ocasião em que entregaram kit para Recém Nascidos (RN) e com a presença de um diácono permanente, realizaram a benção às mães, às crianças e todos os servidores do hospital, equipes médicas, administrativo, limpeza etc.

Foi um momento muito bonito de solidariedade e gesto concreto de carinho e amor aos irmãos que sofrem e que precisam de ajuda.

O último dia de celebração da Semana Nacional da Vida, este domingo, dia 8, data em que se comemora o Dia do Nascituro, a Pastoral Familiar organizou o Pedágio, momento de distribuição de panfletos, com exibição de fixas de protestos contra a ADPF 442. Em todo o Brasil, os bispos motivaram ações públicas em favor da vida.

A ação ganhou reforço do organismo pró-vida ligado à Igreja de São Luís, Associação Santa Gianna Beretta, onde membros participaram da ação do Pedágio, na Rotatória do Santuário São José de Ribamar e no cruzamento próximo ao Viaduto Alcione de Nazaré, bairro Alemanha.

Os panfletos distribuídos pela Pastoral Familiar nos retornos da Capital, continham a Oração do Nascituro e a Oração de Adoção Espiritual, esta última, rezada pelo fiel que adota, em oração de intercessão, uma família que está vivendo uma situação de dor e transtorno por uma gravidez não desejada.

Durante o dia, de acordo com a programação de horários de Missas das Paróquias na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, as celebrações deverão incluir a intenção pelo Dia do Nascituro.

Baixa o folder com as orações distribuídas nos pedágios: