Na manhã desta sexta-feira (22), dom Gilberto Pastana recebeu em seu gabinete cooperadoras da Opus Dei que estão à frente do Centro Cultural Catamarã em São Luís. A reunião teve como objetivo a apresentação oficial do Centro a dom Gilberto e o reforço do apoio da Obra, através dos seus cooperadores, às ações da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Curiosamente, o Centro Caramarã iniciou suas atividades no mesmo ano do início do arcebispado de dom Gilberto Pastana em São Luís, no ano de 2021.
Para a visita estiveram no gabinete com dom Gilberto: Ana Beatriz Leda, Francyane Fernandes e Marília Moura, cooperadoras e representantes da seção feminina da Obra, responsáveis por difundir as iniciativas da Opus Dei na cidade.
"Nós somos responsáveis pela comunicação com a administração e em realizar as atividades para que aconteçam aqui em São Luís. No futuro, dependendo de nossa caminhada e estudo, se definirmos que essa é a nossa vocação, vamos optar por sermos supernumerárias. Claro, após passar pela formação necessária", explicou Francyane Fernandes, que responde pelas mulheres casadas que frequentam as atividades do Centro Catamarã.
Para a Opus Dei, coorperadores é a definição dada para homens e mulheres que, sem pertencer à Prelazia, ajudam de diversas formas os apostolados da Obra.
Centro Catamarã e suas atividades em São Luís
Ligados à espiritualidade de São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei, os Centros Culturais são espaços de palestras, trocas de experiências e vivências fraternas realizadas em grupos distintos de homens (Centro Cultural Ilha Bela) e mulheres (Centro Cultural Catamarã).
Além de temas que investem em formações relacionadas à espiritualidade e aprofundamento da fé católica, os Centros também realizam atividades voltadas para o aprimoramento profissional, visto este ser um dos aspectos centrais do legado de Escrivá, a santificação do mundo através do trabalho.
Atualmente, o Centro Catamarã realiza as seguintes atividades em São Luís:
Segunda-feira: reuniões para mulheres solteiras;
Terça-feira: reuniões para mulheres casadas;
Uma vez por mês: Recolhimento.
As reuniões ocorrem no Monumental Shopping, sala 547 e o Recolhimento, na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Olho D'Água.
A Obra e a Arquidiocese de São Luís do Maranhão
Dom Gilberto Pastana já recebeu em seu gabinete a seção masculina da Obra, representada em São Luís pelo Centro Cultural Ilha Bela, coordenado pelo supernumerário Lucas Monteiro, advogado que possui um histórico de atuação na Igreja local.
Lucas é atuante na paróquia São Paulo Apóstolo e em sua juventude, representou a Arquidiocese integrando a primeira equipe do Jovens Conectados, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ainda na adolescência, foi voluntário em diversas Jornadas Mundiais da Juventude ( JMJ), tendo em um dos anos assumido o trabalho da rede social Twitter (hoje X), da JMJ, em Português.
Em 2013, logo após a eleição do Papa Francisco, Lucas foi um dos 100 jovens católicos escolhidos no mundo que representou o Brasil no Primeiro Observatório de Juventude promovido pelo Vaticano, que teve como proposta desenvolver o senso de justiça social junto a essa faixa etária.
Atualmente, o centro está com uma Campanha de arrecadação de roupas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, cujo recebimento das peças está sendo feito na sede do Centro Cultural Ilha Bela, na rua dos Timbós, n 31, Jardim Renascença.
Opus Dei - Obra de Deus
A Prelazia da Santa Cruz e Opus Dei, nasceu em Madri, Espanha, no dia 2 de outubro de 1928 e foi fundada por São Josemaria Escrivá de Belaguer, canonizado pelo Papa São João Paulo II, no dia 6 de outubro de 2002.
O Prelado do Opus Dei é eleito em Congresso Eletivo em caráter vitalício. Atualmente, em número de sucessão, após a morte do fundador, São Josemaria Escrivá, o Opus Dei se encontro no terceiro prelado, com monsenhor Fernando Ocáriz Braña eleito no ano de 2017.
No Brasil, vigário regional é o padre Fábio Henrique Carvalheiro, nomeado por monsenhor Ocáriz no ano de 2020.
Em São Luís do Maranhão, há cooperadores da Obra que exercem seu apostolado por meio de suas profissões e vida ordinária, com dois grupos com reuniões semanais, um para homens e outro para mulheres, o Centro Ilha Bela e Centro Cultural Catamarã, respectivamente. Atualmente o grupo se encontra em campanha de arrecadação de alimentos para ações caritativas que serão realizadas no período do Natal.
Prelazia Pessoal
A prelazia pessoal é uma estrutura jurisdicional ordinária da Igreja Católica. O prelado é um bispo ou um presbítero nomeado pelo Papa e governa a prelazia com poder ordinário. O presbitério da prelazia é formado por presbíteros e diáconos do clero secular, que estão incardinados na prelazia pessoal.
Em julho de 2022, o Papa Francisco,alterou os artigos V e VI da “Ut Sit” através do Motu proprio "Ad charisma tuendum”, confirmando aspectos essenciais da Obra e pedindo alterações no Estatuto do Opus Dei.
Prelazia Pessoal
A prelazia pessoal é uma estrutura jurisdicional ordinária da Igreja Católica. O prelado é um bispo ou um presbítero nomeado pelo Papa e governa a prelazia com poder ordinário. O presbitério da prelazia é formado por presbíteros e diáconos do clero secular, que estão incardinados na prelazia pessoal.
Em julho de 2022, o Papa Francisco,alterou os artigos V e VI da “Ut Sit” através do Motu proprio "Ad charisma tuendum”, confirmando aspectos essenciais da Obra e pedindo alterações no Estatuto do Opus Dei.
Veja abaixo trechos da cerimônia do Opus Dei à Prelazia Pessoal:
Artigo baseado em informações do site Opus Dei
Comments