top of page

Especial Literaturas em língua portuguesa: João Melo


Esta quarta publicação da série Especial Literaturas em língua portuguesa traz um ponto. Um ponto com a dualidade de final e continuação: isto porque ele encerra a série de publicações no site, mas não as publicações dos artigos, que breve estarão de volta numa feliz surpresa para você, leitor.


Não fique admirado com eventuais surpresas que poderão vir ainda este mês!


João Melo foi o escolhido para marcar esta fase de transição. O angolano poeta é também contista, cronista e ensaísta, com obras que ganharam traduções que vão do francês, alemão, italiano, espanhol e húngaro ao mandarim. João, e muitos dos seus contemporâneos, alimentou "miríades de sonhos, ilusões e possibilidades que, com a tão sonhada independência, poderiam se tornar realidade".


"João Melo, como todos os seus contemporâneos, assistiu aos acontecimentos de perto. Participou de governo, sendo Ministro de Estado e parlamentar na Assembleia Nacional. Estava na fundação da União de Escritores Angolanos, instituição da qual foi Secretário-Geral. Isso lhe deu uma profunda dimensão da realidade de seu povo e de sua gente, bem como das entranhas da política e das complexas camadas do tecido social que forma a essência de seu país".


Um trecho de uma espetacular entrevista para puxar o caro leitor para dentro desta singular conversa.


Saiba mais do Jornal do Maranhão. Conheça outras edições do impresso.







Comments


bottom of page