top of page

Inicia hoje (16) a novena em honra a São Luís, Rei de França - padroeiro da Arquidiocese e da capital do Maranhão


(Imagem São Luís, Rei de França no andor em Corpus Christi 2024 | Foto: Dankelvins, Ascom ArquiSLZ)

A capital maranhense e a Arquidiocese de São Luís do Maranhão possuem como padroeiro São Luís IX, Rei da França. Fato, inclusive, lembrado pelo bispo emérito da Arquidiocese, dom José Belisário, OFM, que registrou esse dado oficial no prefácio do livro "São Luís, rei de França", de autoria do saudoso padre João Dias Rezende Filho:


"Embora poucas pessoas disso se inteirem, São Luis Rei de França é o padroeiro da Arquidiocese de São luís do Maranhão. Por esse fato, no seu dia - 25 de agosto - o Diretório Litúrgico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil prescreve: 'Na Arquidiocese de São luís do Maranhão, festa; na cidade de São Luís, padroeiro municipal, solenidade'".


À devoção pouco conhecida, soma-se o fato de existir na Catedral Metropolitana uma padroeira, Nossa Senhora da Vitória e a realidade de que não há, na Arquidiocese, uma paróquia dedicada a São Luís. Contudo, registre-se para fins de curiosidade e devoção, que existem cinco comunidades paroquiais que possuem o padroeiro da Arquidiocese como intercessor. Essas capelas pertencem às seguintes paróquias: São Paulo Apósto, do bairro Renascença, Sant'ana, do Angelim, Nossa Senhora de Fátima, na Vila Luizão, Santo Antônio, no município de Presidente Juscelino, região continental da Arquidiocese e Nossa Senhora da Conceição do Coroadinho, no Coroadinho.


Durante esses dias, vamos rezar juntos e disponibilizar aqui a novena recitada em honra a São Luís, rei de França. Nela, abordaremos quatro pontos: um testemunho da vida do santo rei, um questionamento interno, um pedido de graça ao senhor e um desafio.  


Novena em honra a São Luís, Rei de França

Dia 1 - Um rei que vivia como um monge

Dia 2 - O olhar de São Luís sobre o pecado

Dia 3 - Penitência na vida de São Luís

Dia 4 - São Luís, uma vida de caridade

Dia 5 - São Luís e as relíquias do Senhor

Dia 6 - O dom da humildade do santo rei

Dia 7 - Um pai santo com seus filhos

Dia 8 - O local de oração na vida de São Luís

Dia 9 - A morte e milagres de São Luís


Oração para todos os dias


Deus nosso pai, agradecemos as maravilhas que você realizou em São Luís, a quem pedimos para interceder por nós, pela França e pelos políticos do Brasil. São Luís, você que considerou seu batismo como o maior presente recebido, revive em nós o desejo de viver como filhos de Deus. Você que meditava todos os dias na Palavra de Deus, ajuda-nos a aprender os ensinamentos da Paixão de Jesus e a oferecer nossa vida por amor.


Você que entendeu em sua juventude o horror do pecado, ajuda os jovens a crescer em retidão e lealdade. Você que era um marido e pai muito amoroso ajuda nossas famílias a serem fechadas com unidade para o nosso mundo. Você que serve aos pobres, que buscavam justiça e paz, abre nossos corações aos pequenos e ajuda nossos líderes. Senhor, seguindo o exemplo e a intercessão de São Luís, conceda-nos a tomar cada uma de nossas decisões na terra como peregrino, tendo em mente a vida do céu. Amém.


Dia 1 - Um rei que vivia como um monge

Escritor Marc Menant, no CNews, 21 de março de 2021, afirma:


"Aos 15 anos, São Luís pediu à mãe para construir a Abadia de Royaumont. Ele cuidaria pessoalmente da elevação desta abadia indo para lá. Ele decide carregar as pedras para ser digno daqueles que estão construindo o templo de Deus. Quando a abadia for construída, sete anos depois, ele não parará de ir para lá, tendo longos momentos com os monges presentes. Ele não pede para ser tratado como um rei, não, ele quer ser "o monge dos monges". Ele decide servi-los, ele se dá as tarefas mais difíceis. Neste mosteiro é um monge sob o nome de Léger Monk. Atingido pela hanseníase, esse religioso foi deixado de lado. São Luís o visitou pessoalmente para lavar os pés, ele cuidou dele como se fosse uma criança. Essa caridade também a transpõe para os pobres.


Não há dúvida de que ele está fazendo uma refeição sem que os pobres estejam ao redor de sua mesa. Quando uma cerimônia oficial é organizada e os grandes nobres estão ao seu lado, os pobres estão sempre à mesa para compartilhar esse momento de festa. Mas não há dúvida de São Luís se divertia, dando-lhes de comer. Quando tú trazias para ele um prato que ele deveria gostar, ele inundaria o prato com água. Ele também coloca água no vinho. Ele não gosta de cerveja, então se força a beber.


Testemunho

Testemunho do Geoffroy Dominicano de Beaulieu, confessor do rei:


"Não devemos ficar calados que, vários anos antes de sua morte, aspirando ao mais alto grau de perfeição, ele propôs firmemente deixar o reino inteiramente para o filho mais velho que se tornara adulto e que obtivera o consentimento de sua esposa para entrar na religião, ou seja, para os irmãos menores, ou com os irmãos pregadores. Ele gostou particularmente dessas duas ordens ( ), explicando que se ele pudesse fazer duas partes do corpo, daria uma a uma, a segunda à outra. Foi por isso que ele disse coloquialmente, não sem tirar nenhuma glória que seu familiar mais assíduo não conseguia adivinhar qual das duas ordens ele amava mais. Quando surgiu a oportunidade, ele secretamente a abriu para sua esposa, a rainha, ordenando que ele não revele a coisa em nenhum caso a ninguém; isso sem nenhum custo não quis consentir com esse pedido do rei, mostrando-lhe, pelo contrário, boas razões para rejeitar tal projeto, a divina Providência talvez tenha decidido que seria mais útil em sua posição anterior, manter seu reino em paz e promover os assuntos de toda a Igreja. Desapontado com o fracasso de seu projeto piedoso, foi, portanto, sem o menor gosto, com grande humildade e sem medo de que ele permanecesse no mundo.


Questionamento interno

Que lugar o Senhor tem na minha vida? Quanto tempo eu dou a ele todos os dias? Penso mais no meu vizinho do que em mim?


Pedido de perdão

Senhor, hoje peço-lhe, através da intercessão de São Luís, a Graça, que dedique todos os meus pensamentos a você, minhas ações e minhas palavras para que eu possa dar bons frutos e cumprir sua vontade.


Desafio do dia

Hoje, com a ajuda do Espírito Santo, começo cada nova atividade com um sinal da cruz, a fim de confiar ao Senhor todas as minhas ações.



Comments


bottom of page