Nesta sexta-feira (26), o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizados a cerca 250 km da capital, São Luís, foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Natural da Humanidade. Tendo recebido esse nome em virtude do desenho feito por seu parque de dunas, o maior da América Latina, cuja vista aérea remete a imagem de lençol amassado.
A decisão foi oficializada nesta tarde pela Unesco, com presença do Governador do Estado, Carlos Brandão, sendo os Lençois o único representante do Brasil reconhecido na cerimônia de hoje. A decisão inclui os Lençóis Maranhenses na lista dos sete lugares reconhecidos como Patrimônio Natural da Humanidade no Brasil. Junto com ele estão: o Pantanal, a Amazônia Central, a Costa do Descobrimento, o completo Ilhas Atlânticas, o Parque Nacional do Iguaçu, Vale do Ribeira e o complexo Chapada dos Veadeiros.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi criado em 1981, possui 155 mil hectares (1550 km²) e os principais municípios que dão acesso aos Lençóis são: Santo Amaro do Maranhão, Barreirinhas e Paulino Neves. Pondendo ser feito ainda por Primeira Cruz e Humberto de Campos. O acesso através de voos comerciais são feitos por São Luís (SLZ) e Parnaíba, no Piauí (PHB). Em seu território estão ainda os municípios de Travosa, Queimada e Sobradinho, sendo Atins (considerado um dos paraísos naturais dos Lençóis Maranhenses, apelidado por por alguns de "Jericoacoara maranhense"), um povoado de Barreirinhas.
Com influência do Cerrado, Caatinga e da Amazônia, ele traz nos seus encantos dunas e lagoas cristalinas formadas durante o período das chuvas, que possui o período das cheias entre os meses de janeiro e março, formando quase 36 mil lagoas em toda a sua extensão, onde as mais conhecidas são a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita.
Em termos de território eclesiástico, encontra-se entre a Arquidiocese de São Luís do Maranhão, com os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz e Santo Amaro e a Diocese de Brejo.
Um dado importante para o turista católico que estiver nos Lençóis Maranhenses com acesso pelo município de Barreirinhas (a cidade de acesso mais conhecida) é que não precisarão ficar sem Missa quando visitarem a região. Na cidade está situada a paróquia Nossa Senhora da Conceição, que possui uma das igrejas mais antigas do estado (século XVIII), com ereção canônica datada de 8 de dezembro de 1948.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Praça Zacarias Castro, nº 30 - Barreirinhas
Terça a sábado: 18h
Domingo: 7h, 10h e 19h
Instagram: @paroquiadebarreirinhas
YouTube
Commenti