No dia 28 de novembro de 1982, pela Constituição Apostólica “Ut sit”, o Papa São João Paulo II, no quinto ano de seu pontificado, concedia ao Opus Dei a condição de Prelazia Pessoal. Única, até então e sem precedentes na história da Igreja. Após ereção, no dia de São José, em 19 de março de 1983, a Constituição Apostólica foi entregue ao prelado do Opus Dei, na época e hoje Bem-aventurado Álvaro del Portillo.
A Prelazia da Santa Cruz e Opus Dei, nasceu em Madri, Espanha, no dia 2 de outubro de 1928 e foi fundada por São Josemaria Escrivá de Belaguer, canonizado pelo Papa São João Paulo II, no dia 6 de outubro de 2002.
O Prelado do Opus Dei é eleito em Congresso Eletivo em caráter vitalício. Atualmente, em número de sucessão, após a morte do fundador, São Josemaria Escrivá, o Opus Dei se encontro no terceiro prelado, com monsenhor Fernando Ocáriz Braña eleito no ano de 2017.
No Brasil, vigário regional é o padre Fábio Henrique Carvalheiro, nomeado por monsenhor Ocáriz no ano de 2020.
Em São Luís do Maranhão, há cooperadores da Obra que exercem seu apostolado por meio de suas profissões e vida ordinária, com dois grupos com reuniões semanais, um para homens e outro para mulheres, o Centro Ilha Bela e Centro Cultural Catamarã, respectivamente. Atualmente o grupo se encontra em campanha de arrecadação de alimentos para ações caritativas que serão realizadas no período do Natal.
Prelazia Pessoal
A prelazia pessoal é uma estrutura jurisdicional ordinária da Igreja Católica. O prelado é um bispo ou um presbítero nomeado pelo Papa e governa a prelazia com poder ordinário. O presbitério da prelazia é formado por presbíteros e diáconos do clero secular, que estão incardinados na prelazia pessoal.
Em julho de 2022, o Papa Francisco,alterou os artigos V e VI da “Ut Sit” através do Motu proprio "Ad charisma tuendum”, confirmando aspectos essenciais da Obra e pedindo alterações no Estatuto do Opus Dei.
Veja abaixo trechos da cerimônia do Opus Dei à Prelazia Pessoal:
Artigo baseado em informações do site Opus Dei
Comments