Aconteceu neste sábado (2), na Capela Nossa Senhora da Esperança, da paróquia São Daniel Comboni, Vila Embratel, uma formação voltada para agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom). O evento teve como objetivo orientar sobre produção de texto e imagens (fotos e vídeos) nas coberturas paroquiais.
Realizou a formação do encontro Virgínia Diniz, assessora de comunicação da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, que contou com a participação de 5 das 14 comunidades Combonianas, com presença do padre Pedro Reghelin, a saber: Santa Luzia, Santa Isabel, Nossa Senhora da Esperança, Nossa Senhora da Conceição e São Benedito.
"Foi uma alegria poder realizar uma troca de experiências com a Pascom da paróquia São Daniel Comboni. No trabalho da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Arquidiocese, sempre recebemos material da paróquia. Com a formação, podemos alinhar a qualidade do material, além de poder oferecer oportunidade de uma formação específica, adequada às relações rotineiras da Ascom e Pascom, nas mídias oficiais da Arquidiocese", pontuou Virgínia Diniz.
A formação foi finalizada com momento de oficina e dinâmica, onde os participantes produziram e organizaram a produção de texto e fotografias de eventos factuais da paróquia: a formação da Pascom, realizada no dia 2 de março e a organização para cobertura do lançamento da pedra fundamental da construção da Igreja da Comunidade de São José, que acontecerá no dia 3 de março, às 9h, no Residencial Primavera.
Para Giuliany Nogueira, agente da Pascom há 3 meses, que participou da primeira formação desde que entrou na pastoral, o momento foi enriquecedor:
"Achei muito enriquecedor ter esse contato já com alguém já experiente, contando como podemos melhorar em nível paroquial e em nível da comunidade como um todo", expressou Giuliany, que relatou ter ficado feliz em aprender sobre coisas novas.
Uma das coisas novas aprendidas e citadas por Giuliany, foi a importância de se ter um glossário com termos que costumam ser usados com erros, como o nome da Arquidiocese de São Luís do Maranhão que, recorrentemente, é abreviado, o que não deveria.
Sobre a Pastoral da paróquia Comunicação da São Daniel Comboni
A Pascom da Paróquia São Daniel Comboni é formada por 13 agentes de pastoral, de diversas comunidades eclesiais que formam a paróquia e foi implantada em julho de 2023, com Missa de envio realizada na Capela Nossa Senhora da Libertação, Vila Bacanga.
Coordenada por Luziano Campos, a Pascom da Daniel Comboni é uma das mais ativas, em nível arquidiocesano e atualmente, caminha para a aquisição de equipamentos e formação dos membros.
Na ocasião do encontro do dia 2 de março, no final das atividades, aconteceu o sorteio de uma rifa em prol da aquisição de equipamentos para o trabalho pastoral.
Comentarios