top of page

Paróquia São Daniel Comboni realiza formação para agentes da Pastoral da Comunicação


(PadrePedro Reghelin e Equipe da Pascom São Daniel Comboni | Foto: Patrícia Cabral, Pascom Comboni)

Aconteceu neste sábado (2), na Capela Nossa Senhora da Esperança, da paróquia São Daniel Comboni, Vila Embratel, uma formação voltada para agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom). O evento teve como objetivo orientar sobre produção de texto e imagens (fotos e vídeos) nas coberturas paroquiais.


Realizou a formação do encontro Virgínia Diniz, assessora de comunicação da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, que contou com a participação de 5 das 14 comunidades Combonianas, com presença do padre Pedro Reghelin, a saber: Santa Luzia, Santa Isabel, Nossa Senhora da Esperança, Nossa Senhora da Conceição e São Benedito.


"Foi uma alegria poder realizar uma troca de experiências com a Pascom da paróquia São Daniel Comboni. No trabalho da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Arquidiocese, sempre recebemos material da paróquia. Com a formação, podemos alinhar a qualidade do material, além de poder oferecer oportunidade de uma formação específica, adequada às relações rotineiras da Ascom e Pascom, nas mídias oficiais da Arquidiocese", pontuou Virgínia Diniz.



A formação foi finalizada com momento de oficina e dinâmica, onde os participantes produziram e organizaram a produção de texto e fotografias de eventos factuais da paróquia: a formação da Pascom, realizada no dia 2 de março e a organização para cobertura do lançamento da pedra fundamental da construção da Igreja da Comunidade de São José, que acontecerá no dia 3 de março, às 9h, no Residencial Primavera.


Para Giuliany Nogueira, agente da Pascom há 3 meses, que participou da primeira formação desde que entrou na pastoral, o momento foi enriquecedor:


"Achei muito enriquecedor ter esse contato já com alguém já experiente, contando como podemos melhorar em nível paroquial e em nível da comunidade como um todo", expressou Giuliany, que relatou ter ficado feliz em aprender sobre coisas novas.


Uma das coisas novas aprendidas e citadas por Giuliany, foi a importância de se ter um glossário com termos que costumam ser usados com erros, como o nome da Arquidiocese de São Luís do Maranhão que, recorrentemente, é abreviado, o que não deveria.


Sobre a Pastoral da paróquia Comunicação da São Daniel Comboni



A Pascom da Paróquia São Daniel Comboni é formada por 13 agentes de pastoral, de diversas comunidades eclesiais que formam a paróquia e foi implantada em julho de 2023, com Missa de envio realizada na Capela Nossa Senhora da Libertação, Vila Bacanga.


Coordenada por Luziano Campos, a Pascom da Daniel Comboni é uma das mais ativas, em nível arquidiocesano e atualmente, caminha para a aquisição de equipamentos e formação dos membros.


Na ocasião do encontro do dia 2 de março, no final das atividades, aconteceu o sorteio de uma rifa em prol da aquisição de equipamentos para o trabalho pastoral.


Comentarios


bottom of page