Em 29 de abril de 1942, por decreto do então arcebispo de São Luís do Maranhão, dom Carlos Carmello, comemoramos, com grande alegria, o aniversário da “elevação do Curato de São José de Ribamar à categoria de Paróquia com o mesmo Orago é a mesma matriz”.
Segundo o historiador Mário Carvalho, todas as vezes que se tem um grande número de fiéis em torno da escrita, peregrinação ou contato pessoal a um lugar sagrado, este lugar é refúgio para muitos que buscam com fé alcançar milagres, o clero da igreja tem essa posse de decretar ou elevar uma comunidade religiosa a nível de paróquia ou de Santuário. Segundo o conceito canônico, a paróquia define-se como comunidade de fiéis, constituídaestavelmente na igreja particular, e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco como a seu próprio pastor, sob a autoridade do bispo diocesano” (Cân. 515 - § 1).
Nesse sentido, a Paróquia e Santuário de São José de Ribamar pode ser comparado a outros Santuários Brasileiros com grande devoção, como o Santuário Nacional de Aparecida, ou de Nossa Senhora de Nazaré em belém, o historiador Antonio Miranda relata que essa devoção é uma expressão de imitação de uma virtude, sendo São José de Ribamar protetor da cidade edificada acima do mar, onde a verdadeira devoção a São José é conhecer pormenorizadamente toda história de sua vida e tentar imitá-lo. A crescente devoção de São josé, fez com que muitos devotos, viessem até este lugar sagrado para pagar promessas, pedir bençãos e graças, batizar seus filhos, e comentou que “ a importância da criança ser batizada na paróquia ribamarense, não é ser somente batizada, mas também crescer na instrução e seguimento na fé instruída pelos pais, padrinhos e catequistas
Padre Cláudio Roberto, reitor do Santuário afirma em seu artigo que o reconhecimento dado a Paróquia de São josé de Ribamar se dá pelas multidões de fiéis, ao longo de alguns séculos, desde as suas humildes origens ainda enquanto Curato e Capela até os dias atuais, como o padroeiro do Estado do Maranhão. O que foi reconhecido, a pedido do arcebispo dom José Belisário e do padre Cláudio Roberto, reitor do Santuário, pela assembleia estadual de deputados, lei nº10.685 (22/09/2017) e por sanção do governador do Estado, decreto nº 33.389-A (28/09/2017),ocasião em que foi decretado e colocado no calendário oficial do Estado o dia do padroeiro do Maranhão, São José de Ribamar, em 19 de setembro. Data a ser comemorada a cada ano dentro da grande festa do Padroeiro do Estado.
Rendemos graças por tantos milagres alcançados pela devoção a São José, por nossa Paróquia receber ao longo de muitos anos fiéis que vêm agradecer por todas as bênçãos recebidas, por nosso Santuário ser um lugar sagrado, lugar de evangelização e acolhimento, pedimos a benção e a proteção de São José de Ribamar continue alcançando cada dia mais e mais multidões, aquecendo os corações aflitos e atingindo aqueles que necessitam renovar sua esperança e fé.
Fonte: Site São José de Ribamar
Fotos: Ribamar Carvalho
Colaboração Antônio Miranda, historiador
Mario Carvalho, historiador
padre Claudio Roberto Reitor da Paróquia e Santuário São José de Ribamar
Comments