Os presbíteros da Arquidiocese de São Luís do Maranhão se reuniram na manhã desta terça-feira (8), no auditório do Seminário Santo Antônio, Centro, para encontro mensal de tratativas e pautas em comum. O momento, sempre conduzido pelo Arcebispo, dom Gilberto Pastana, costuma ter participação de convidados de acordo com os temas abordados.
Neste mês de agosto, entre as pautas estavam: o 29º Grito dos excluídos (que será em setembro), a implantação da Pastoral da Pessoa Idosa nas paróquias da Arquidiocese, a visita pastoral do arcebispo de Lucca, Itália, dom Paolo Giulietti, a Lei nº 14.647/23 e o projeto Romaria Digital, iniciado em julho deste ano.
29º Grito dos Excluídos
A pauta do Grito dos excluídos foi apresentada pelo coordenador da Pastoral Universitária (PU) e membro das Pastorais Sociais -responsáveis pela organização da ação - Walber Nascimento. O 29º Dia dos excluídos acontecerá em dois momentos, no dia 5 de setembro, com uma caminhada, saindo da porta da Biblioteca pública Benedito Leite, Centro de São Luís, seguindo pela Rua grande até a Praça dos Três Poderes, entre a Prefeitura, Governo do Estado e Tribunal de Justiça.
No dia 9, conclui-se a programação com Missa presidida por dom Gilberto Pastana, na paróquia da Boa Viagem, Matinha. Sobre a programação, Walber Nascimento falou com nossa Ascom.
Implantação da PPI nas paróquias da Arquidiocese
Presente em todas as Diocese do Regional NE5 ( região que geográfica que corresponde ao Estado do Maranhão), a Pastoral da Pessoa Idosa, na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, está presente em pouquíssimas paróquias.
A coordenadora Arquidiocesana da PPI apresentou o diretor espiritual da Pastoral, frei João Francisco OFMCap., falou sobre a necessidade de capacitação dos agentes de pastoral para usar as novas tecnologias na ação ministerial, sobretudo no uso do aplicativo que deve ser utilizado pelos seus membros no exercício pastoral e motivou entre os padres que implantem a PPI em suas paróquias.
Lei nº 14.647/23
A promulgação da Lei 14.647/23, que veta a existência de vínculo de emprego entre religiosos e as instituições religiosas às quais estão ligadas, foi o tema apresentado pelo advogado da Cúria, Thiago Barros.
"Trata-se da Lei que traz segurança jurídica às situações que vinham ocorrendo: pedidos de reconhecimento de vínculo de emprego de seminaristas, por exemplo. A lei, nesse caso, é uma importante aliada trazendo segurança jurídica nessa relação", explica o advogado Thiago Barros.
A Lei esclarece que não existe vínculo empregatício entre entidades religiosas de qualquer denominação ou natureza ou instituições de ensino vocacional e ministros de confissão religiosa, membros de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa, ou quaisquer outros que a eles se equiparem, ainda que se dediquem parcial ou integralmente às atividades ligadas à administração da entidade ou instituição a que estejam vinculados ou estejam em formação ou treinamento.
A Lei impacta as ações de atividades pastorais, por exemplo, desenvolvidas por agentes ou por seminaristas no exercício da pastoral.
Visita Pastoral do arcebispo de Lucca na Arquidiocese de São Luís do Maranhão
De 10 a 14 de agosto, o arcebispo da Arquidiocese de Lucca, Itália, dom Paolo Giulietti, estará na capital maranhense em visita pastoral feita ao missionário Fidei Donum de sua arquidiocese, Luca Bianucci, ecônomo da Cúria.
O arcebispo virá com mais quatro jovens italianos, que devem realizar atividades missionárias durante o período de estadia na capital maranhense.
A programação conta com atividades missionárias e culturais, incluindo um jantar festivo com descendentes italianos do consulado que fica em São Luís. As atividades serão divulgadas nas Redes Sociais da Arquidiocese.
Projeto Romaria Digital
Iniciativa da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, sob a direção da Ação Evangelizadora Missionária, cujo coordenador arquidiocesano é o padre Jadson Borba, através da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese, o projeto Romaria Digital possuiu parceria com o Instituto Cultural Nossa Senhora de Fátima, através do programa Clay Viana.
Tendo iniciado em julho deste ano, logo após a solenidade de Corpus Christi, pela Forania São Benedito, o projeto tem o objetivo realizar o mapeamento digital, com fotos e vídeos, de todas as paróquias da Arquidiocese.
A pauta foi apresentada pela assessora de comunicação da Arquidiocese de SãoLuísdoMaranhão, Virgínia Diniz, que explicou aos padres a sistemática das ações, apresentando, inclusive, a pessoa responsável em fazer a comunicação entre o projeto e as paróquias, Luana Gabrieli.
O projeto segue sendo executado e ao final, o material servirá para a construção do novo site da Arquidiocese e de um aplicativo, que tem como principal objetivo a otimização nos trabalhos organizacionais das ações evangelizadoras e missionárias em nível arquidiocesano.
Comments