A Arquidiocese de São Luís do Maranhão iniciará neste mês de julho o projeto Romaria Digital, ação que terá a parceria do Instituto Cultural Nossa Senhora de Fátima, através do Programa Clay Viana.
Dom Gilberto Pastana, arcebispo, enviou nesta quinta-feira (6) um comunicado o todos os párocos da Arquidiocese de São Luís do Maranhão para informar sobre o início das atividades e sobre a parceria.
O projeto tem por objetivo realizar o mapeamento digital com registros em fotos e vídeos das Igrejas na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, alcançando os 15 municípios, 57 paróquias e 2 quase paróquias, com o registro de todas as sedes de paróquias e de todas as suas respectivas capelas.
Os registros contemplarão imagens da igreja matriz, do santo padroeiro e das fachadas das capelas, sendo feita a gravação em vídeo com imagens aéreas (drone) dos acessos à sede da paróquia. Dos dados do mapeamento digital será produzido um aplicativo para acesso gratuito, com informações sobre as Igrejas dos 15 municípios da Arquidiocese, o que será um serviço de utilidade pública para a comunidade católica local e internacional, dada a vocação turística de nossa região.
A Romaria Digital percorrerá todas as paróquias da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, a começar pela Forania São Benedito, localizada na área continental da Arquidiocese, que abrage 11 municípios do Maranhão.
(Padre Jadson Borba e a equipe do Instituto Cultural Nossa Senhora de Fátima responsável pela Romaria Digital | Foto: Ascom ArquiSlz)
A figura do facilitador no projeto Romaria Digital
Para fazer o trabalho de relações institucionais entre as paróquias e a coordenação da Romaria Digital na Arquidiocese, haverá a figura do facilitador do projeto, pessoa responsável pelos contatos com a paróquia, fornecimento de informações e assessoria para quaisquer assunto relacionado ao Romaria Digital.
A facilitadora do projeto na Arquidiocese é Luana Gabrieli, que esteve à frente da equipe de camisas do Projeto Corpus Christi 2023, pessoa com experiência já no contato com as paróquias.
"É uma satisfação muito grande estar contribuindo com um projeto como este que facilitará informações sobre as paróquias e suas comunidades. Sobretudo as mais distantes ou de difícil acesso, como é o caso da Forania São Benedito", expressa feliz Luana Gamero Gabrieli, facilitadora do projeto Romaria Digital.
Valorização regional através do acesso à informação
Durante as ações do projeto, a equipe do Romaria Digital precisará do auxílio das pessoas da região no apoio quanto a alimentação da equipe e traslado.
"Quando necessário, será realizada a contratação de mão de obra da comunidade, o que será uma oportunidade para serviços temporários, contribuindo com a geração de renda local", explica Clay Viana, diretor do Instituto Cultural Nossa Senhora de Fátima.
O projeto Romarai Digital e a Comunicação na Arquidiocese de São Luís do Maranhão
O trabalho realizado pelo projeto Romaria Digital somará ao Plano de Comunicação Estratégico que está sendo construído na Arquidiocese. A ação tem como objetivo principal organizar a comunicação institucional da Igreja local e com isso, melhora na relação da Arquidiocese com os fiéis e com os que não frequentam as paróquias, mas por algum motivo precisam acessar o serviço de comunicação da Igreja.
Dirigida pela Ação Evangelizadora Missionária, que tem como responsável o padre Jadson Borba, a assessoria de comunicação tem trabalhado na perspectiva de construir uma melhor comunicação com os públicos, o que passa, obrigatoriamente, pela presença digital da Igreja (site, redes sociais, aplicativos de dispositivos móveis) e por um planejamento estratégico, que inclui o anuário atualizado da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, cuja última edição foi na pandemia, em 2020.
Neste sentido, o Projeto Romaria Digital, soma a ações que já vêm sendo desenvolvidas com este fim: atualização de dados da Arquidiocese, estabelecimento de política de tratamento de dados, organização dos processos de comunicação internos e com os públicos externos, construção da política de comunicação da Igreja local, são alguns passos rumo à esta construção.
"O anúncio do Evangelho, as relações atuais da Igreja com a sociedade, tudo isso não pode prescindir da comunicação. A Igreja, como qualquer instituição, não pode ter qualidade em sua ação evangelizadora missionária sem a apropriação correta da comunicação", enfatiza dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão e bispo referencial da Comunicação no Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Kommentare