top of page

Santa Missa e Adoração marcam "Muito obrigado" de Grupos e Equipes de Trabalho Corpus Christi 2023


(Grupos e Equipes de Trabalho de Corpus Christi 2023 | Foto: Antônio Mota Neto)

Nesta segunda-feira (19), na Igreja Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, Cohafuma, as equipes e grupos de trabalho da Solenidade de Corpus Christi participaram da Missa em Ação de Graças pelo trabalho realizado na edição 2023.


Desde o dia 19 de janeiro deste ano, quando as equipes responsáveis pelo projeto 2022 realizaram a 1ª reunião de planejamento, foi iniciado o trabalho de planejamento e execução do projeto Corpus Christi 2023. Como resultado das orações e empenho destes voluntários, foram alcançadas mais de 15 mil pessoas, com participação de 134 caravanas de ônibus, 186 confissões atendidas e oito paróquias foram beneficiadas pelos alimentos arrecadados.


(Equipes de serviço Corpus Christi 2022/2023 no dia 19 de janeiro | Foto: Ascom ArquiSlz)


A Missa de Ação de Graças foi presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, organizador do projeto e concelebrada pelos padres Jadson Borba, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária e padre José Raimundo Trindade, pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil. Os presbíteros estiveram à frente da coordenação do Projeto Corpus Christi 2023 e da Equipe de Comunicação, respectivamente. A celebração também foi assistida por diáconos permanentes que auxiliaram durante os trabalhos de Corpus Christi.



Organizaram a celebração a Equipe Arquidiocesana de Liturgia, que também esteve inserida durante a Solenidade de Corpus Christi como um dos 13 grupos de trabalho da Equipe de Serviço Celebração. Todas as sete equipes centrais da Solenidade (Apoio, Animação, Celebração, Comunicação, Finanças, Secretaria e Serviço) foram inseridas na celebração litúrgica da noite.



Durante os momentos do Ato Penitencial e da Oração da Entrega, dom Gilberto Pastana conduziu os participantes a utilizarem seus trabalhos e vida como matéria prima da oração na Missa. Pediu que todos refletissem sobre os pecados que costumam emergir no trato humano durante a caminhada: autoritarismo, irritabilidade, arrogância, antipatia, desmotivação, grosseria, prepotência e deslealdade.


Antes do Glória, dom Gilberto pediu que todos agradecessem a Deus pela oportunidade de exercerem, durante os trabalhos de Corpus Christi, virtudes como: determinação, cordialidade, responsabilidade, sinceridade, bom humor, zelo, pontualidade, solicitude, simpatia, companheirismo e eficiência.



Durante o momento do ofertório, cada equipe pode entregar diante do altar objetos símbolo das funções que foram chamados a exercerem durante Corpus Christi 2023. De modo que todos puderam entregar diante de Deus seus trabalhos.


Após a celebração, aconteceu a exposição do Santíssimo Sacramento para um momento de Adoração. O Coral Corpus Christi, novidade na edição deste ano da Solenidade, cantou o Te Deum, durante a exposição que foi conduzida por dom Gilberto Pastana.


A celebração da noite, conclui um ciclo de trabalho, que foi o da realização da programação para Solenidade de Corpus Christi 2023. As equipes agora caminham para o início da edição 2024, que deve ser feita a partir da avaliação dos trabalhos deste ano, cujo questionário, com 44 questões, foi apresentado após a Missa aos presentes por dom Gilberto. O formulário ficará disponível a partir desta terça-feira (20) no site da Arquidiocese e nas redes sociais.



Após finalizado o período de avaliação e apresentado os resultados , o projeto Corpus Christi 2024 poderá ser esboçado e iniciado, a exemplo do que aconteceu em 2023.






0 comentário

Comments


bottom of page