Na manhã desta quinta-feira (4), na Cúria Metropolitana de São Luís, aconteceu a cerimônia de lançamento da Identidade Visual de Corpus Christi 2024. O tema escolhido para o ano é inspirado no trecho bíblico da passagem do Evangelho de São João "Eu vos chamo amigos" (Jo 15,15) e tem motivação a Campanha da Fraternidade 2024, Fraternidade e Amizade Social. Na ocasião, foi apresentado o kit Corpus Christi, a organização e estrutura para este ano, além das estratégias de comunicação desta edição, que terá a transmissão do canal do YouTube da Arquidiocese de São Luís do Maranhão e dos veículos de comunicação católica Rádio Educadora FM 88.3 e TV Nazaré 43.1.
A Solenidade de Corpus Christi é composta por três momentos centrais e indissociados que são: Missa, procissão luminosa e benção com o Santíssimo Sacramento. Na procissão luminosa, os fiéis percorrerão pouco mais de 3,7km, saindo do Estádio Nhozinho Santo, passando pela Venceslau Braz, Camboa, Beira-Mar e concluindo a procissão na catedral Nossa Senhora da Vitória.
Para este ano, o kit Corpus Christi será composto por: camiseta, protetor de vela, livro de celebrações, bag, vela e balão, este último, uma novidade no kit deste ano. Outra novidade na organização da Solenidade deste ano é o retorno à Catedral como local de encerramento da procissão luminosa e da Benção com o Santíssimo Sacramento. Em 2023, devido a interdição da rampa do Palácio dos Leões, o local da Benção foi a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, localizada no Centro de São Luís
Antecedida por uma apresentação de violino executada pela violinista Thaynara Cristina Oliveira, a cerimônia teve início com a Oração de Corpus Christi, composta por dom Gilbeto Pastana, arcebipo de São Luís do Maranhão e a execução do Hino Pontifício.
Na sequência, teve a fala do padre Jadson Borba, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária e do projeto Corpus Christi 2024, que falou sobre a estrutura da Solenidade deste ano e da expectativa de números de caravanas e participantes. A coordenação almeja para este ano a participação de mais de 20 mil fiéis, haja vista o Dia de Corpus Christi agora ser considerado feriado estadual, com a aprovação da lei nº 11.539, de 21 de setembro de 2021, de autoria do ex-deputado estadual Marco Aurélio da Silva Azevedo (PCdoB).
Também teve fala o padre José Raimundo Trindade, coordenador da Equipe de Comunicação de Corpus Christi, que falou sobre o Adesivaço, o Pit Stop, o Podcast Corpus Christi e o hotsite. Dando destaque para a grande rede de comunicação feita com o trabalho da Pascom nas 59 paróquias distribuídas nos 15 municípios que formam a Arquidiocese.
(Da esquerda para a direita: Renata Mouchreck, padre Everaldo Araújo e padre José Raimundo Trindade)
Padre Everaldo Araújo, vigário geral da Arquidiocese e pároco da paróquia Nossa Senhora dos Remédios, falou sobre os elementos e significados da identidade visual do projeto Corpus Christi 2024, que foi desenvolvida pelo dietor de arte da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Arquidiocese, o arquiteto e designer Cássio Chaves. Houve também a participação de Renata Mouchereck, animadora da solenidade, que apresentou o Kit Corpus Christi 2024.
Antes da Coletiva de Imprensa, dom Gilberto Pastana teve uma fala na cerimônia, onde reforçou a importância de celebrar Corpus Christi para os católicos e de modo especial na Arquidiocese de Sao Luís do Maranhão. Dom Gilberto falou sobre a expectativa de reunir mais de 20 mil fiéis no Estádio Municipal Nhozinho Santos e sobre a importância do fortalecimento da fé dos católicos durante os preparativo para Corpus Christi.
"Nas camisas, nos carros, nos cartazes, a gente olha e se identifica: "aí está um católico que vai participar da Solenidade de Corpus Christi. Então todos nós nos empolguemos, temos oito semanas para vivenciar esse grande dia, que é o dia da Solenidade de Corpus Christi", motivou dom Gilberto os presentes.
Sobre o tema de Corpus Christi 2024
O tema escolhido neste ano foi inspirado no trecho bíblico do Evangelho de São João, "Eu vos chamo amigos" (Jo 15,15), em referência à Campanha da Fraternidade 2024, que tratou sobre "Fraternidade e Amizade Social".
A concepção da identidade visual foi desenvolvida pelo diretor de arte da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, o arquiteto e designer Cássio Chaves. A apresentação do conceito da arte foi foita pelo padre Everaldo Araújo, vigário geral da Arquidiocese.
O Jesus que remete ao Cristo Redentor, de braços abertos como em um convite a um abraço, um dos mais significativos gestos de amizade que exixte. No centro, em seu coração, a hóstia e o monograma IHS, que se trata da abreviação do nome Jesus em grego. Circundando o monograma, uma estrela de 10 pontas, que representam as 10 foranias que reúnem as 59 paróquias qu formam a Arquidiocese de São Luís do Maranhão.
O sol, ao redor do Cristo, representa a Luz do Ressuscitado, ondo os raios, de variados tamanhos e formas representam os diversos carismas que formam a Igreja.
Kit Corpus Christi 2024
Neste ano, o Kit Corpus Christi começará a ser vendido mais cedo, pelo valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) eestará disponível para aquisição em todas as paróquias da Arquidiocese e possivelmente, em alguns lugares centrais de venda tal como ocorreu em 2023, onde os Kits foram vendidos também na Livraria Paulinas.
A coordenação informou que os a venda será feita a partir de doingo (7), nas paróquias da parte insular da Arquidiocese e a partir do final de semana 12 e 13, nas paróquias da parte continental - Forania São Benedito.
O Kit não é uma condição para que o fiel participe, uma vez que se trata da celebração de uma Solenidade. Contudo, serve como elemento de divulgação e a renda é destinada às obras pastorais da Igreja na Arquidiocese.
Sobre o Projeto Corpus Christi 2024
A dinâmica e estrutura da Solenidade em 2024, apresentada pelo padre Jadson Borba, contará com 1200 voluntários, que estarão inseridos nos 62 grupos de trabalhos, distribuídos nas sete equipes centrais da solenidade: Celebração, Animação, Finanças, Apoio, Seretaria, Comunicação e Serviço.
Em sua fala, padre Jadson reforçou ainda que no dia 30 de maio, no Nhozinho Santos, haverá arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos nas paróquias que possuem comunidades em situação de vulnerabilidade social. A organização da arrecadação, neste ano, ficará sob a responsabildiade da Forania São José de Ribamar e à frente desta organização estará o padre Gutemberg Feitosa, pároco da paróquia Nossa Senhora da Luz, em Paço do Lumiar.
Os lugares para onde os alimentos serão destinados devem ser divulgados no decorrer das oito semandas que antecedem a Solenidade. E serão anunciadas nas mídias e veículos católicos oficiais.
Como accompanhar orpus Crhisti
No domingo (7), será lançado o hotsite Corpus Christi onde serão atualizadas todas as notícias relacionadas a Corpus Christi e na próxima semana, dia 11 de abril, será o lançamento do Podcast Corpus Crhisti, que terá apresentação os radialistas Virgínia Diniz, host e assessora de comunicação da Arquidiocese e Carlos Benalves, radialista e co-host.
O podcast será o espaço das notícias comentadas sobre a organização da Solenidade, que levará como entrevistados os coordenadores das 7 equipes centrais do projeto Corpus Christi 2024. Os epísódios ficarão disponíveis no canal do YouTube da Arquidiocese e serão exibidos em edição especial na Rádio Educadora 88.3.
Para acompanhar tudo sobre a Solenidade, você pode seguir as redes sociais da Arquidiocese e acompanhar oos avisos e ações da Pastoral da Comunicação nas paróquias.
Comments